quinta-feira, outubro 30

Raio X da política municipal



Raio X da política municipal


Acredito que o tempo foi suficiente. Aos vencedores, nossos sinceros parabéns, mas agora é hora de trabalhar. Aos derrotados, nossos votos de conforto e o estímulo para mais um período de oposição.
Passado o conturbado momento eleitoral é hora de darmos seguimentos àquilo que mais gostamos de fazer, informar e formar opinião. Vamos nessa edição fazer uma leitura do resultado da eleição em nossa cidade. Só pra não fugir da regra, segue a votação da prefeita e dos vereadores eleitos. Mas nossa proposta é fazer uma leitura mais aprofundada desse novo cenário eleitoral. Vamos fazer um raio x da atual conjuntura política municipal.


A nova ordem municipal

O PSB (Partido Socialista Brasileiro) sai bastante fortalecido do processo eleitoral. Foi o partido com o maior número de votos. Carlucho, ex- secretário de Educação, aponta como importante liderança política no município, nos bastidores há rumores que de seu nome será cotado para o pleito de 2012. Outra informação importante é que o PSB vai permanecer a frente da Educação além de requerer a secretaria de Cultura Esporte e Lazer.


Por um Tris
Já o PT, grande decepção nessa eleição, fez apenas um vereador, Lula Maciel, que segundo fontes fidedignas, travou uma batalha dentro e fora do partido para se eleger. Os dois queridinhos e mais estruturados candidatos do PT Aliomar Brito e Ariston não chegaram nem perto da cadeira legislativa. Dra Mônica é a suplente do PT. Lula disse que apesar de não ter tido a votação que esperava, está feliz com a vitória e já começa a trabalhar sua candidatura para deputado estadual em 2010. Antes, porém, pretende ganhar as eleições internas do partido. Nossa fonte no PT nos informou que Lula pretende ainda, disponibilizar seu nome para disputar o executivo em 2012 se tiver o apoio de Moema.


Gênero recortado
Outro fato bastante estranho e ao mesmo tempo triste foi a não eleição de mulheres para câmara municipal. Feministas responsabilizam o governo e os partidos que concentraram as estruturas em candidaturas masculinas, fugindo do discurso de gênero tão bem apregoados durante seminários e nos palanques. Até a secretaria de Políticas para Mulheres estava inclinada a candidatura masculina de Aliomar.


Médico socialista?
Estivemos na festa de comemoração do PSB e conseguimos identificar uma real aproximação do vereador reeleito Dr. Márcio do PP ao grupo socialista de Carlucho. Fontes nos revelaram que a intenção do médico progressista era anunciar sua adesão ali na festa, mas foi convencido pela direção do PSB, a dá mais um tempo para avaliar melhor a situação.
Se essa adesão ao aproximação ocorrer realmente o PT enfrentará graves problemas administrativos. O PSB passará a ter três vereadores, sendo dois deles os mais votados da cidade. A política de relacionamento do PT com os partidos precisará ser repensada. Quem não se lembra da formação do bloco de esquerda, que questionava o monopólio petista no governo municipal?


Moema em Brasília
Já começaram as especulações sobre o rumo que a prefeita Moema Gramacho dará a sua carreira política. Alguns apostam que Moema concorrerá a Câmara Federal e deixará seu vice João Oliveira no comando da prefeitura. Em 2012 Moema deve apoiar João. Ainda nesse cenário, segundo especulações, Moema deve apoiar Chico ou Fausto para estadual em 2010.