terça-feira, novembro 18

Lauro de Freitas presente no Alaiandê Xirê


Lauro de Freitas estará presente na 11ª Edição do Alaiandê Xirê que acontecerá no Terreiro do Pilão de Prata na Boca do Rio. O Ilê Axé Opô Ajá Omim e o Ilê Axé Oyá Alafumbi já confirmaram presença. Outros terreiros devem confirmar presença até o final da semana.

O Alaiandê Xirê será realizado de 27 a 30 de novembro. Para adquirir o convite dirija-se a sede da Federação nacional do Culto Afro (Fenacab) ou ao Departamento da promoção da Igualdade Racial (Dpir).
Maiores informações:
71- 8725-2639
Ricardo Andrade - Produção



O que é o Alaindê

Do original, ioruba, Alaiandê, significa o Mestre Tocador. Xirê, de siré, (idem) quer dizer festa, celebração; encontro festivo. O ALAIANDÊ XIRÊ é a Festa dos Mestres Tocadores dos ritmos africanos, afro-brasileiros e afros-descendentes, ligados às religiões primordiais e de matrizes africanas. O ALAIANDÊ XIRÊ permite o entrosamento de músicos especializados nas diversas nações culturais procedentes da África na diáspora brasileira, que vêm contribuindo na formação de nossa Música Popular, conforme conhecemos hoje. Estes músicos denominam-se alabês, na tradição Ketu/nagô (ioruba); Xicarangomas, de origem Angola-Congo e os Runtós, procedentes do Jeje: Mahi e Mina. Segundo a Mitologia da Religião dos Orixás, Xangô é o mestre tocador; o maior dentre todos os tocadores e dançarinos de batá: um toque ritual, em Sua homenagem. Portanto, costuma-se dizer: ALAIANDÊ É XANGÔ. Realizado há dez anos pela equipe ALAIANDÊ do Ilê Axé Opô Afonjá - uma das mais tradicionais Casas de Culto aos Orixás do Brasil, o ALAIANDÊ XIRÊ - Festival Internacional de Alabês, Xicarangomas e Runtós reúne os melhores músicos sacerdotes: cantores e tocadores de atabaques da Bahia, do Brasil e, também, de diferentes regiões do exterior. As exibições de alguns virtuoses do universo cultural dos Orixás, Voduns e Inquices atraem centenas de pessoas de múltiplos interesses que vêm participar do ALAIANDÊ XIRÊ - já reconhecido e sedimentado nesta cidade do Salvador, no Brasil e alguns paises da diáspora africana. A partir desta 9ª edição o ALAIANDÊ caminhará pelos diferentes terreiros de candomblé em prol da paz e união. O ALAIANDÊ 2008 - será realizado de 27 a 30 de novembro, no TERREIRO PILÃO DE PRATA, na BOCA DO RIO.



AXÉ, AUETO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.