quarta-feira, junho 3

Uma Boca de Filme foi instalada em Itinga


PROJETO BOCA DE FILME

O projeto Boca de Filme é uma iniciativa da Posse de Conscientizaçã o e Expressão em parceria com a Associação Cultural Big Brother e acontecerá no Loteamento Jardim Metrópole no bairro de Itinga, cidade de Lauro de Freitas.

Boca de Filme surge a partir da necessidade diagnosticada pela Posse PCE de promover entretenimento, consciência política, despertar crítico e aquecimento cultural nesse Loteamento em Itinga.

O Loteamento Jardim Metrópole, situado no coração do bairro de Itinga, bem próximo ao Largo do Caranguejo, a poucos metros do Fazendão (Esporte Clube Bahia) e do Aeroporto Internacional de Salvador, sofre as penas de ser uma região periférica e habitada por gente negra e pobre.

Em pesquisa realizada pela AGÔ CONSULTORIA, os números mostram as debilidades e fragilidades dessa comunidade, que somada a falta de investimento público, faz dessa região uma área de risco.

Segundo a pesquisa, esse loteamento registrou 02 (dois) suicídios, 05 (cinco) homicídios, além de trocas de tiros, dezenas de agressões físicas e verbais e ameaças diversas. A pesquisa indica ainda, um alto índice de consumo de álcool e drogas do tipo: maconha, crack e cocaína entre jovens e adolescentes. Foi registrado também, uma tendência real de organização do crime nessa região, tendo em vista a presença de pontos de vendas de entorpecentes no interior dessa comunidade. A pesquisa aponta ainda, grande quantidade de indivíduos com histórico prisional e famílias com parentes ainda sobre a tutela do estado em presídios e/ou delegacias, fato que as tornam mais vulneráveis.

A polícia é a política pública mais visível nessa região. As abordagens violentas, a corrupção, as agressões a pais e mães de família, as invasões de domicílio sem mandato judicial e o estado de terror e medo, são as principais ferramentas do Estado em funcionamento nessa comunidade. Somado a isso, a falta de investimento em infra-estrutura nessa região, resulta em alagamentos, deslizamentos de encostas e o desenvolvimento de doenças diversas.

É a partir desse diagnóstico que a Posse de Conscientizaçã o e Expressão que tem sede nessa comunidade, fecha parceria coma a Associação Cultural Big Brother e planeja ações conjuntas que visam amenizar e/ou reduzir os danos dessas mazelas que afrontam a cidadania dos moradores desse Loteamento.

Boca de Filme funcionará também como célula estimuladora de produções culturais e divulgação de artistas locais, além da possibilidade de geração de renda para as organizações e grupos da comunidade.

O nome BOCA DE FILME por si só já se apresenta como ferramenta de desconstrução do estigma de que essa comunidade carrega. O Jardim Metrópole é tido como uma grande “boca de fumo” e nós como comunidade organizada sentimos a necessidade de combater esse estigma dizendo que aqui funciona uma Boca de Filme, onde a comunidade se reúne para assistir filmes, documentários e produções independentes. Isso elevará a auto-estima de nossas crianças e adolescentes nas escolas e praças além de provocar uma nova leitura dos currículos que apresentam o nome desse loteamento como endereço residencial.

Boca de Filme reunirá nos fins de semana a comunidade para assistir a documentários, filmes de produção independentes, peças teatrais além de produções audiovisuais produzidas na própria comunidade: documentários, clips de rap, jornais, partidas de futebol etc. Boca de Filme pretende ainda pleitear a liberação para exibir as aulas do Telecurso que serão utilizadas como reforço escolar para alunos de escolas públicas com baixo rendimento escolar.

A parceria com a Associação Big Brother garantirá o espaço físico para realização da atividade e ainda a distribuição de sopão ao final de cada exibição.

Entidades parceiras como MNU, CMA Hip Hop, ASFAP, CDCN, Rede Ayiê Hip Hop, Fórun Bahiano de Juventude Negra, SUPPIR e a Defensoria Pública) ajudarão nas questões técnicas, na seleção dos vídeos e na proposta pedagógica do Projeto.

Ricardo Andrade
Ministro de Comunicação e
relações institucionais
PCE (Posse de Conscientizaçã o e Expressão)
ASFAP (Associação de Familiares e Amigos de Presos)
(71) 8725-2639


SINOPSE

O desenho que será exibido nessa primeira edição conta a história de

Kiriku.

Kiriku é um menino que já falava quando ainda estava na barriga da mãe. Na verdade, foi ele quem escolheu seu próprio nome logo que nasceu. Ele está destinado a libertar uma vila africana de uma feiticeira chamada Karaba, que secou as fontes de água e sequestra os homens do local. Kiriku vai até o sábio da montanha, conhecedor do segredo de Karaba, e em seguida parte para enfrentar a feiticeira.


Essa história faz parte do folclore africano e fala da determinação na luta pela liberdade. Kiriku nasce para ser livre, tanto que quando ainda está na barriga da mãe ele diz: "Mãe, dê a luz a mim!" Segundo o diretor e roteirista, Michel Ocelto, foi também um grande oportunidade para mostrar o povo africano e alguns de seus valores. O roteiro foge do óbvio, ao contrário do que acontece em outras produções do gênero. E conta ainda com boa trilha sonora e personagens cativantes.

A trilha sonora do filme foi feita pelo senegalês Youssou N´Dour, um dos mais famosos músicos africanos, que tornou-se popular pela música 7 seconds


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.