segunda-feira, agosto 29

A culpa é do sistema


Quando em nossas apresentações, intervenções e discussões dizemos que a culpa é do sistema, não estamos simplesmente reproduzindo um jargão “juvenil modista e sem fundamento”.  Quando nossas músicas falam do sistema, fazemos uma critica fundamentada, baseada numa leitura histórica de fatos que nos antecederam. O sistema é e sempre foi o grande vilão da história.   
A análise histórica nos revela que o primeiro sistema sócio-político-econômico implantado no Brasil, foi o sistema escravocrata. Foi essa relação (senhor/escravo) que serviu como base para a formação e estruturação do estado brasileiro. A escravidão moldou a sociedade em que vivemos.
Nesse sentido, podemos afirmar que somos uma nação herdeira. De um lado, temos os herdeiros dos benefícios produzidos pela escravidão e do outro lado, os herdeiros dos malefícios gerados pelo sistema escravocrata.
Aos filhos, netos e bisnetos dos senhores de engenho, o sistema escravocrata deixou como herança,  os grandes latifúndios, as usinas e as grandes fazendas espalhadas por todo o Brasil. Para os filhos, netos e bisnetos de africanos, o sistema escravocrata deixou como herança a fome, a miséria e o desemprego.
Encontramos os descendentes dos senhores de engenho nos casarões e mansões de Vilas do Atlântico, Encontro das Águas, Pituba, Graça, Caminho das Árvores. Já os descendentes de africanos no Brasil podem ser  encontrados nas grandes periferias como Itinga, Portão, Lagoa dos Patos, Bairro da Paz e Nordeste de Amaralina.
Acontece que os africanos deixaram outra herança para os seus descendentes. Uma herança positiva. Herança essa, que o sistema não consegue destruir. Nós herdamos de nossos antepassados a força e a coragem dos grandes reis e rainhas africanas que foram trazidos para o Brasil. Herdamos a bravura e a vivacidade de Zumbi dos Palmares, Dandara, Gangazumba e Akotirene.
Por isso somos tão poderosos e possuidores de talentos incríveis. Por isso, que mesmo sobrevivendo em situações difíceis em nossa quebrada, sem rede de esgoto, água encanada, sem empregos e sem lazer, nós ainda assim, conseguimos produzir vida e sermos felizes.
E em memória desses homens e mulheres que lutaram no passado que devemos honrar nosso povo e lutar a cada dia pra que esse sistema capitalista, fruto do escravocrata, reconheça e pague a enorme dívida que tem para com cada homem e mulher negro(a) desse pais.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.