segunda-feira, agosto 15

Voucher: Vazamento de imagens será apurado


O vazamento na internet das imagens dos presos na Operação Voucher, da Polícia Federal, será alvo de uma sindicância no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). O comando do órgão pretende identificar os responsáveis pela divulgação das fotos de seis dos suspeitos de integrar um suposto esquema de corrupção no Ministério do Turismo. De acordo com o G1, a assessoria de imprensa do governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), informou, após reunião extraordinária neste sábado (13), que as apurações serão conduzidas de forma sigilosa e não haverá divulgação de dados. Além de a própria presidente da República, Dilma Rousseff, ter repudiado o episódio, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pediu na sexta-feira (12) ao chefe do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluzo, que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) investigue o vazamento das fotos.

* Fonte: Bahia Notícias


 
Nota da Quilombo Xis-Ação Cultural Comunitária  e Asfap/Ba 
sobre a violação da imagem de pessoas suspeitas de cometerem  crimes

Todos os dias as imagens de pessoas negras e pobres são violadas em todo território nacional. O olhar cúmplice do governo brasileiro, do parlamento e do judiciário finge não ver o absurdo da violação ao principio da dignidade humana, do devido processo legal e do incremento da política de defesa social que faz dos negros e pobres os inimigos internos de uma pais racista como o Brasil.
Não há diferença, nem avanços, nesse campo, com a presença de uma suposta esquerda no poder. “Tudo permanece como dantes”.
A Presidente Dilma “repudia o episódio” por se tratar de “bandidos”  brancos exibidos pela sanha de uma imprensa  sensacionalista que reputa-se operadora do direito penal.
Nós ainda aguardamos a retirada do “baralho do crime” que opera a exposição de suspeitos, pessoas processadas sem trânsito em julgado, ferindo o devido processo legal e a presunção da inocência. Seu crime mais grave: serem negros .

Com a palavra os parlamentares negros e negras da base aliada que se dizem defensores da luta dos negros no Brasil. Nesse mês de Agosto os baralhos são como as forcas que supliciaram os revoltosos da Revolta dos Búzios...a mesma exposição com técnicas diferentes.
Que falem os parlamentares que juraram ampliar a voz do Movimento Negro, mas que se calam quando o crime vem do Palácio de Ondina, onde descansa, em boas noites de sono, mais um cabeça branca.

Por um Movimento Negro autônomo e independente
Pela desmilitarização dos territórios Negros
Contra a Política de Defesa Social do Governo da Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.