quarta-feira, janeiro 15

3ª Reunião Nacional do Coletivo de Entidades Negras – CEN



No dia 11 de dezembro de 2013, na Biblioteca Nacional de Brasília/DF, com horário de início as 14:00h e término as 18:00h, ocorreu a 3ª Reunião Nacional do Coletivo de Entidades Negras – CEN. Participaram da 3ª Reunião Nacional do CEN, integrante do Coletivo de Entidades Negras de 13 (treze) estados brasileiros, além de outros convidados e autoridades que se fizeram presentes, totalizando um quantitativo de 112 (cento e doze) pessoas. A Reunião contou com as seguintes pautas: i) a conjuntura política nacional e os desafios para 2014, centrando na reforma política e a necessidade de um plebiscito popular; ii) eleição da nova Coordenação Nacional do CEN. 


A formação da mesa de abertura teve em sua composição a Deputada Federal Sra. Erica Kokay, o Secretário da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (SEPIR/DF), o Sr. Viridiano Custódio, o Diretor de Fomento da Fundação Cultural Palmares, o Sr. Lidivaldo Júnior, a Iyalorixá Lídia de Oxum e o Sr. Marcos Rezende. Nesta oportunidade os integrantes da mesa fizeram uma saudação a todos os presentes, e o Coordenador Nacional do CEN, Marcos Rezende, deu início à pauta proposta, fazendo uma análise sobre a conjuntura política nacional, os desafios para 2014 e os contornos de um plebiscito popular.


Em sua fala, o Sr. Marcos Rezende abordou a sub-representação de negras e negros no Congresso Nacional, demonstrando a necessidade de se priorizar a paridade de gênero e raça como bases de uma reforma política democrática. A fala do Coordenador se utilizou ainda do respaldo que a reforma política ganhou a partir das manifestações ocorridas nas ruas brasileiras no mês de junho deste ano e as mais diversas bandeiras nelas defendidas, em regra gritando por mais dignidade para os estratos sociais mais vulnerabilizados.


Após a fala do Sr. Marcos Rezende,  foi encerrada a mesa de abertura, dando formação a uma nova composição, que teve a condução da Equede Noélia Pires, integrante do CEN/BA, e contou com a presença da Yalorixá Jaciara Ribeiro, representando a Secretaria de Política para Mulheres da Bahia e abordando a temática da intolerância religiosa, a Sra. Cristina Miranda (CEN/MA) tratando sobre a questão Quilombola, a Sra. Patrícia Ahualli (CEN/DF) oportunizando da educação voltada para as comunidades negras, a Sra. Silvana Veríssimo (CEN/SP) que realizou um discurso voltado para as questões de gênero, o Sr. Albino Apolinário (CEN/BA) que tratou das perspectivas políticas para 2014, o Sr. Ricardo Andrade (CEN/BA) abordando as pautas da juventude, com ênfase para o extermínio da juventude negra brasileira, e Tata Wanderson (CEN/DF) que discutiu a formulação teórica do CEN e os desafios a serem alcançados nos próximos anos.


Após as falas dos integrantes da mesa, a palavra ficou franqueada aos demais participantes da Reunião Nacional de modo a se promover um debate sobre as temáticas abordadas como pauta. Realizada as falas que proporcionaram um debate bastante enriquecedor, foram convidadas para compor a mesa outras autoridades que se fizeram presentes, a saber, o Deputado Federal Valmir Assunção, o Secretário Executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), o Sr. Geovanny Harvey e o Diretor de Povos e Comunidades Tradicionais da Fundação Palmares, o Sr. Alex Reis.

Como último ponto da pauta, foi eleita por aclamação total da plenária a nova Coordenação Nacional do CEN, a qual passa a ter a seguinte composição:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.