segunda-feira, março 5

Para além de UPPs, propomos UCps

Mara Azantewa - Rapper / Vivian A Olhasse - Produtora Cultural / Simone Gonçalves - Dançarina / Nany Nascimento - Poetiza / Rebeca Tárique - Cantora / Viviane Akuabá - Rapper / Leidiane Alves - Comunicadora / Rafael e Negro Ney - B Boy / Bamzay e Ju Cobra - Rappers / Yogi Nkrumah - Rapper / Kiko - Dj / Zidane - MC / Duendi 1º- Rapper / Jeferson Patrik - Grafiteiro / Rilk e Junior - Rapers / Chiclete - Dançarino / Marquinhos - Dançarino / Ananias - B Boy / Renato Lima - Ator / Rodrigo Tavares - Músico / Alex Andrade - Família Mazzoni

...de unidade de polícia pacificadora para unidades de cultura da periferia.

Parece que vivemos numa guerra em nossas comunidades. Toda semana temos a informação que um morreu, outro tomou tiro ou que teve chacina na rua do lado. Esse clima de guerra e insegurança nos obriga a manter a estratégia da unidade.

Nos agentes culturais de nossas comunidades, precisamos entender que, nesse momento, não existe cultura melhor ou mais importante que outra. Todas as tribos, ritmologias e expressões culturais, são aliadas dessa luta contra o tráfico e a violência.

Imagine uma guerra no meio do deserto, sol escaldante e alguém traz água. Quem vai perguntar se a água é da marca Indaiá ou Cristal? Nesse momento isso é o que menos importa.

É assim, também, em nosso cotidiano. Quando os homens encapuzados e fortemente armados entram em nossas comunidades, para matar, eles não selecionam quem curte pagode, hip hop, rock, capoeira, etc...

Somos todos jovens negros e as nossas particularidades culturais não podem ser um impedimento à nossa organização social.

Por isso vamos juntar nossos talentos em prol da vida. Vamos propor ao governo uma modelo de segurança pautado na preservação da vida. Um modelo onde o recurso público seja utilizado na compra de tecnologias que viabilizem a produção cultural.

Um modelo onde o valor gasto na compra de um fuzil pra PM seja revertido na compra de spray para os grafiteiros, pick´ups para os Djs, som para so ensaios dos pagodes, maquiagem paro o ator e instrumentos para os músicos.

Vamos propor um modelo de cultura onde, um cachê de 100 mil para um artista renomado, possa ser canalizado em forma de 100 reais para 100 artistas locais, para que a cultura se difunda e ganhe força nas regiões onde a violência é constante. Vamos propor a troca de polícia armada com revólver, para agentes culturais munidos de violão e guitarra. Vamos trocar as UPPs por UCPs.
 
Por: Ricardo Andrade
Editor














Um comentário:

  1. Anônimo6/3/12 02:13

    Parabéns a Ricardo Andrade e toda equipe da Folha Popular pelo excelente trabalho sobre a comunidade e para a comunidade. Meus respeitos. Meus sinceros respeitos! Periferia Resiste!

    Marcos Rezende - CEN

    ResponderExcluir

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.