sexta-feira, agosto 29

População denuncia ação da PM em Itinga




Em reunião realizada no dia 12, moradores das Casinhas, comunidade situada no Parque São Paulo, bairro de Itinga, denunciaram ações truculentas da Polícia Militar naquela localidade. Segundo depoimentos, policias lotados na 81º CIPM promovem terror toda vez que aparecem na comunidade. Populares denunciam maus tratos, agressões morais e verbais, além de espancamentos.                                       
             
      O Coronel Jayme Ramalho, coordenador de políticas públicas da Secretaria de Segurança Pública, participou da reunião e já encaminhou relatório detalhado ao secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, para que as providencias sejam tomadas.
           
      A socióloga Vilma Reis, coordenadora da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa/CDCN, que também esteve na reunião, afirma que o racismo institucional é gritante. Vilma entende que a gravidade das denuncias requer uma ação enérgica por parte do governador, para que a autoestima daquela comunidade seja devolvida. Quem também esteve presente na reunião foi Caruso Costa, representante da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade; Geovan Bantu, articulador do Plano Juventude Viva, do Governo Federal; Cláudio Reis, da Superintendência de Promoção da Igualdade, da Prefeitura de Lauro de Freitas; além de Edmilson Santos, chefe de gabinete, que representou o prefeito Márcio Paiva.
             
      Além das questões relacionadas à segurança, a comunidade reivindicou, ainda, politicas públicas para o local. Segundo os moradores, a comunidade carece de coleta de lixo, posto de saúde, quadras poliesportivas e de uma escola de 2º grau. O representante do prefeito se comprometeu a articular uma reunião ampliada com a presença dos secretários para que os serviços sejam disponibilizados o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.