sexta-feira, agosto 29

Feira de saúde nos terreiros



As feiras de saúde nos terreiros se constituem como importantes ferramentas no combate ao racismo institucional e humanização dos servidores públicos nas áreas de saúde. Uma política pública que quebra preconceitos e diminui a distância entre a medicina tradicional e a alternativa. É um projeto idealizado pela Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro (Fenacb), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência de Promoção da Igualdade Racial (Supir), Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi), Secretaria de Política para Mulheres (SPM) e pela Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social.
             
     O calendário prevê a realização de mais quatro feiras até o fim ano. A última aconteceu no dia 9, no terreiro de Santa Bárbara, localizado em Lagoas dos Patos. Pai Valdemir, líder espiritual da Casa, reafirma a importância dessa política e coloca a casa sempre à disposição para atividades desse tipo.
“Levar os profissionais de saúde aos terreiros é uma ação estratégica, pois leva o serviço básico de saúde a uma população carente e que vê nesses espaços um porto seguro, o que torna mais eficaz os procedimentos realizados pelos profissionais”, afirma Ana Lusía, gerente de Políticas para Comunidades Tradicionais da Supir.
“As feiras estão dentro do programa de mutirões de saúde, que objetiva levar os serviços a regiões descobertas e assim garantir o acesso ás comunidades”, explica o secretário de Saúde de Lauro de Freitas, Bruno Barreto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.