quarta-feira, junho 5

Juventude em Conexão com a Ancestralidade Orooní – Encontro reúne jovens de Candomblé




Nos próximos dias 08 e 09 de Junho, Lauro de Freitas sediará um Encontro de Jovens de Candomblé da Região Metropolitana de Salvador. O Orooni, proposto pelo Terreiro / Associação Obatalandê e pelo CEN - Coletivo de 
Entidades Negras junto a outras casas de candomblé de nação Ketu, Angola e Gege, estimulará os jovens a uma leitura atualizada de situações de intolerância e preconceito que ainda acomete o Povo de Santo.

No atual contexto de discriminação e intolerância, realizar o Orooni representa empoderar os jovens do Candomblé, tornando-os atores na construção de proposições e de políticas públicas capazes de conduzir a uma sociedade mais fraterna e de respeito mútuo.


Se por um lado, o Brasil tem avançado no sentido das políticas públicas de inclusão, da redução da miséria, do fortalecimento das instituições públicas e do reconhecimento internacional, por outro, ideologias medievais cerceiam a liberdade humana, disseminando discriminação racial e incentivando o ódio religioso. Isso aponta para uma necessidade urgente de reorganização e ampliação do debate sobre as estratégias a serem adotadas no sentido de assegurar ao povo negro os direitos de cidadãos garantidos na constituição.


Durante os dois dias de encontro, os jovens serão provocados a analisar às conjunturas vigentes assim como debater a participação e o protagonismo no campo do empreendedorismo, mercado de trabalho, educação, cultura, arte, violência e direitos sexuais e reprodutivos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.