quarta-feira, junho 12

Orooni - A semente está plantada

  
Esse é o sentimento que predomina após a realização do OROONI, Encontro Metropolitano de Jovens de Candomblé. Cerca de 80 pessoas estiveram no evento que aconteceu no ultimo final de semana, dias 08 e 09, no Terreiro Ilê Axé Obatalande no município de Lauro de Freitas, casa liderada pelo Babalorixá Pai Anderson de Oxalá.

O encontro que contou com a presença de autoridades políticas e religiosas foi regado a um bom debate sobre a atual conjuntura vivida por integrantes da religião candomblé, assim como, resgatou os exemplos de luta e resistência desse mesmo povo, num passado não tão distante.  
Jovens de diversos terreiros de candomblé de Lauro de Freitas, Camaçari, Salvador, Candeias e Dias DÁvila apontaram os principais desafios a serem enfrentados pela juventude de candomblé e ajustaram estratégias que possibilitem a garantis de direitos e igualdade.

O Secretário Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio, atestou a importância política de um encontro como OROONI, pois os debates pautarão o estado na aplicação das políticas de promoção da igualdade. Quem também compareceu ao encontro foi a Secretária de Politicas para a Juventude de Lauro de Freitas, Juliana Guimarães que em sua fala reconheceu a juventude existentes nos terreiros está entre as mais vulneráveis e que a SEJUV iniciativas como esta.

Makota Valdina, do Terreiro Tanuri Junçara e Marcos Rezende, coordenador do CEN deram o tom ao debate, suscitando temas e destacando a importância da organização social pautada nos exemplos de luta do povo negro no Brasil.
Quem também estava presente no OROONI foi Marcia Tude - secretária de cultura de Lauro de Freitas, Claudio Reis – diretor do Departamento de Promoção da Igualdade Racial, Rosemeire representando a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Lula Maciel – Vereador.













Por: Ricardo Andrade
Editor

Um comentário:

  1. MOISES SANTOS BOTAS10/7/14 16:24

    A semente logo dará frutos.No próximo Orooni estaremos juntos novamente para falar sobre e fomentar novos debates sobre políticas publicas,voltadas para o negro e jovem de candomblé.

    ResponderExcluir

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.