sexta-feira, julho 3

Ipitanga Fruto da Memória e Identidade



A alusão ao fruto pitanga (originalmente, "piranga", sendo "pitanga" uma variante vermelha do fruto, naturalmente alaranjado), está associada, em nível etimológico, à terminologia tupi Y-Pitanga, tópônimo ancestral  da localidade que originou o antigo distrito de IPITANGA onde, antes, em tempos memoriais, fora fundada a Freguesia de Santo Amaro do Ipitanga (1608), e, posteriormente, o atual município de Lauro de Freitas (1962), situado na RMS - Região Metropolitana de Salvador - Bahia - Brasil, cujo território geofísico resguarda no Rio Ipitanga seu elemento fundamental de pertença identitária e defesa de suas referências ancestres mais elementares.

O reconhecimento e exaltação do Ipitanga consiste numa ação de relevante pertinência, a um só tempo, para a salvaguarda do patrimônio material e imaterial, visto que contempla não só um ente ambiental, quanto um valor identitário, constituindo-se, talvez, como a mais contundente iniciativa de afirmação e paração da memória local, desde sua emancipação política.

A salvaguarda de tal pertencimento evidencia o valor irrefutável de preservação da matriz indígena como viga mestra da gênese de uma nova jornada que já se prospecta promissora em seus possíveis reflexos positivos num futuro próximo (e porque não dizer próspero?), para o ambientalismo, empreendedorismo, turismo e economia do município de Lauro de Freitas, ao tempo em que referenda a ancestralidade e consolida sua identidade territorial num ato louvável sem precedentes na história  local e que se coaduna, de modo oportuno, com as celebrações relativas à EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE LAURO DE FREITAS - 31 DE JULHO, um momento, afinal, legitimamente apropriado para reflexões acerca de temas concernentes à história e memória municipal.

Ao reconhecer o Ipitanga como nascedouro ancestral, reafirma-se no imaginário popular a matriz indígena e, mais que isso, registra-se nesse solo e tempo, um olhar sensível à necessidade de acolher o passado para gestar e reger o futuro.
De tal entendimento, aliás, e tendo em vista o ativismo ideológico exercido pelo célebre e saudoso Poeta de Ipitanga, Tude Celestino de Souza (pioneiro na defesa da memória municipal associada ao rio e considerado precursor da ideologia "ipitanguense" pela identidade de Lauro de Freitas, falescido em 21 de Julho de 1989), decorre a instituição do DIA MUNICIPAL DA MEMÓRIA DO IPITANGA - 21 DE JULHO, estabecendo um calendário oficial para o debate e reflexão do binômio ancestralidade e identidade.

Ressalte-se que a essa iniciativa subjaz um importante elemento  diferencial do município como protagonista de uma atitude inovadora com potencial de inspirar outras localidades em cujos patrimônios memoriais se resguardem pertencimentos vários e sua própria identidade, a exemplo dessas terras de águas vermelhas por nascimento - indígena, portanto, desde Pindorama. 

Eis aqui, então, a nobre missão "dos filhos deste solo", desses filhos do Ipitanga, desse povo, desde sempre, ipitanguense, desse povo cujo "brado retumbante" se faz ouvir às margens de um outro rio de águas vermelhas - já que, tanto Ipiranga quanto Ipitanga, sejam, por definição tupi,  rio vermelho: ressignificar e empreender seu futuro e identidade, reverenciando a memória de suas águas primeiras, de suas águas-pitanga, que, afinal, como nos disse Vygotsky, "o que diferencia o homem do animal é o exercício do registro da memória humana".

Por: Tina Tude


*Tina Tude é atriz e educadora.  Fundadora do CMCLF - Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas e membro da ALALF - Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas. Além de intérprete e guardiã da obra do poeta Tude Celestino de Souza, colabora com iniciativas pela educação e cultura, como Amantes de Conhecimento, Cepa e Fala Escritor. Ativista social, agente cultural e  consultora educacional, é Idealizadora e Presidente de Honra da ONG ATiTude CelesTina - Educação, Cultura, Cidadania e Ambientalismo, que atua em ativismo pela salvaguarda das pertenças ancestrais e identidade ipitanguense no território do município de Lauro de Freitas - RMS -  Bahia - Brasil.

3 comentários:

  1. Grata à Folha Popular pelo compromisso e parceria no reconhecimento e defesa de nossa memória ipitanguense, fundamental para a consolidação da pertença identitária em Lauro de Freitas e a consciente salvaguarda de nossas matrizes ancestres!
    TT
    #SalvePovoDoIpitanga

    ResponderExcluir
  2. Grata à Folha Popular pelo compromisso e parceria no reconhecimento e defesa de nossa memória ipitanguense, fundamental para a consolidação da pertença identitária em Lauro de Freitas e a consciente salvaguarda de nossas matrizes ancestres!
    TT
    #SalvePovoDoIpitanga

    ResponderExcluir
  3. Grata à Folha Popular pelo compromisso e parceria no reconhecimento e defesa de nossa memória ipitanguense, fundamental para a consolidação da pertença identitária em Lauro de Freitas e a consciente salvaguarda de nossas matrizes ancestres!
    TT
    #SalvePovoDoIpitanga

    ResponderExcluir

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.