terça-feira, julho 12

Lídice quer rediscutir Região Metropolitana de Salvador


 “Iremos propor a rediscussão da Região Metropolitana de Salvador, pois os problemas de mobilidade, habitação, geração de emprego e renda, saúde e educação não podem ser atacados de forma eficiente enquanto não houver uma coordenação entre os municípios para a aplicação dos recursos estaduais e federais”.
A proposta de elaboração de um projeto de políticas públicas voltadas especificamente para a Região Metropolitana de Salvador foi lançada pela Senadora Lídice da Mata durante o I Encontro Regional do PSB e Curso de Formação Política da Fundação João Mangabeira, eventos realizados conjuntamente no último sábado, na Câmara Municipal de Camaçari.

Para Lídice, faz-se necessária a criação de uma Agência de Desenvolvimento da RMS, uma Câmara Metropolitana e um Conselho de Prefeitos que torne a aplicação dos recursos mais bem distribuídos e transparentes. De acordo com a proposta a Câmara seria formada por um representante de cada município sem direito a remuneração.
Segundo a senadora, o ineditismo do projeto em âmbito nacional se explica em função da peculiaridade da RMS, onde o crescimento exagerado da capital baiana em relação aos vizinhos criou uma espécie de atrofia. “Enquanto Salvador está inchada com uma população de 2,6 milhões de habitantes, nenhuma das outras 12 cidades da Região Metropolitana tem mais de 400 mil habitantes, nenhuma tem sequer segundo turno nas eleições”, argumenta.
Atualmente, a RMS compreende os municípios de Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.

O assunto será aprofundado na Coordenação do PSB da Região Metropolitana de Salvador, que  tem na composição os presidentes da legenda em cada município da RMS e é   dirigido pelo ex-secretário de Turismo Antônio Carlos Tramm. O objetivo é elaborar um projeto da legenda com a participação dos deputados estaduais Capitão Tadeu e Sargento Isidório para ser apresentado à Assembleia Legislativa.    
A própria composição da Região Metropolitana de Salvador é questionada pela Senadora. “O desenho da Região Metropolitana de Salvador foi criado no período da ditadura para atender o interesse do governo da época, que era englobar municípios produtores e beneficiadores de petróleo dentro da área de segurança nacional”, observa a Senadora.

Entre 1973 e 1985 foram suspensas as eleições para os  municípios das áreas de segurança nacional, período em que foi criada a figura dos prefeitos biônicos. Para Lídice, se levados em consideração à época apenas aspectos geográficos, políticos, econômicos e culturais, a Região Metropolitana de Salvador deveria incluir Santo Amaro e estender-se até o município de Cachoeira.

Um comentário:

  1. Anônimo7/9/12 02:11

    Boa noite....Sou Professor, biólogo e acima de tudo um cidadao preocupado com o bem estar da população e o crescimento do nosso estado e de nossa capital.
    Senadora, realmente esta sua proposta é brilhante, precisamos incluir na RMS cidades do reconcavo que realmente dependem e tem afinidades com a capital.... como: SANTO AMARO, CACHOEIRA, SAO FÉLIX, MARAGOJIPE, SALINAS, CATU SANTO ANTONIO DE JESUS E NAZARÉ,PARA Q POSSA DINAMIZAR E ESTIMULAR O CRESCIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DESTAS CIDADES. Pois, Salvador é a maior cidade do nordeste e precisa tambem ser a maior regiao metropolitana do nordeste, que no momento perde em população para Recife e Foetaleza, ficando em 3º lugar..considero isso uma descaso com Salvador. sendo a maior cidade da regiao noedeste e sua Regiao Metropolitana sendo apenas a terceira.... temos q incluir mais cidades para aumentar a sua população e nossa capital configurar tam como a maior Regiao Metropolitana do Nordeste. Para isto basta incluir estas cidades q foram citadas acima. Sem mais, espero contar com sua compreenção e bom censo urgentemente!!! Oigado.

    ResponderExcluir

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.