domingo, fevereiro 8

Observatório da discriminação racial é um marco no carnaval de Lauro de Freitas

O observatório da Discriminação Racial é um programa desenvolvido pela Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial (SUPIR) com objetivo de registrar e catalogar ocorrências de Discriminação Racial, Violência contra a Mulher e atos Homofóbicos, durante a festa de Carnaval.

Esta será a Segunda edição do Observatório da Discriminação e contará com observadores sociais que realizarão o mapeamento de ações discriminatórias, com a distribuição de informativos e sensibilização dos foliões sobre o combate às ações de discriminações raciais, violência contra a mulher e combate à homofobia.

Além de observações e coleta de informações, a SUPIR em parceria com outros órgãos, prestará atendimento jurídico e assistencial às vítimas de discriminação durante o carnaval. 

Para Cláudio Reis, superintendente da SUPIR, o observatório é um marco no carnaval de Lauro de Freitas. 'O carnaval de Lauro de Freitas pode ser compreendido em dois momentos, o antes e o depois da aplicação do observatório'. Afirma. O desafio da SUPIR agora é estender o programa às outras manifestações culturais da cidade a exemplo das festas de largo e micaretas. 

As informações e denúncias do observatório pautarão a política de financiamento dos blocos e associações culturais e carnavalescas que serão orientadas a seguir um rígido critério de qualidade musical e se enquadrarem às leis que garantem a integridade física, moral e ética dos foliões dessa festa que a cada edição se torna maior e mais bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.