terça-feira, novembro 11

Ares partidários na eleição da Fenacab

Foi lançado, mês passado, o edital de convocação para eleição da coordenação municipal da Fenacab (Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro). Essa eleição pelo que parece, vai ser a mais disputada desde que foi criada a coordenação de Lauro de Freitas.


Esse aquecimento não se dá apenas pelo crescimento e desenvolvimento do povo de santo na cidade, mas, principalmente pelo ar partidário que cerca a instituição.


O atual coordenador, Jadilson Lopes não anda muito bem com as estruturas governamentais, e isso abre precedentes para que outros nomes sejam cogitados. O mais audível até então, é o da Yalorixá Cláudia Santos (Cacau) herdeira de Mãe Augusta em Areia Branca e uma das diretoras do DPIR (Departamento de Promoção da Igualdade Racial).

Cacau e Jadilson devem fazer uma disputa acirrada, tendo em vista que, estruturas partidárias leiam-se PT, PSB tem interesses nos candidatos. O PSB recebeu o apoio da Fenacab na gestão de Jadilson e Cacau é o nome no PT que melhor dialoga com os terreiros.

Essa influencia partidária com certeza terá um papel determinante no resultado da eleição e isso preocupa alguns religiosos que temem que o foco do novo(a) coordenador(a) não esteja em consonância com as reais necessidades do povo de santo.

Para não corrermos riscos é bom que deixemos uns acarás em stand by, para que se necessário for, a gente peça a Oyá que sopre esses ares pesados para bem longe de nossas casas.

Um comentário:

  1. Pelo que se sabe, a Yalorixa Cacau é filiada ao PDT. Sabemos tambem que a mesma é candidata a vereadora em 2012.
    Quanto ao Pleito da Fenacab, Cacau já declarou apoio ao Babalorixa Jadilson atual coordenador.
    Essa dobradinha vale a pena.

    EDY

    ResponderExcluir

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.