sexta-feira, novembro 7

Capoeira; 200 alunos batizados


O Grupo de Capoeira Filhos da Bahia promove o VI Batizado de Capoeira da Escola de Cadetes Mirins, neste sábado (8), às 14h, na Escola, Centro. Serão entregues cordas a 200 alunos, no evento que terá a participação da comunidade, mestres de capoeira de Lauro de Freitas e Salvador. A capoeira foi inserida na grade curricular de rede municipal de ensino sendo, uma ferramenta de resgate da auto-estima e de inclusão social.

“Esse evento nos remete a refletir sobre a importância daqueles mestres de capoeira, que no passado, não tão distante, não abriram mão da prática da capoeira, quando o estado a considerava crime. Uma época onde o desrespeito à lei era uma questão de sobrevivência e manutenção da Identidade.

Nesse sentido, quero prestar minhas homenagens aos que resistiram o racismo brasileiro e hoje conseguem fazer com que essa prática seja inserida na grade curricular de ensino. Não posso de deixar de estender essa homenagem também aos líderes religiosos, babalorixás e Yalorixás que desobedeceram ao estado e permitiram que a copeira fosse praticada e disseminada dentro dos terreiros de candomblé.

Por fim, estendo a homenagem a todos nós, afros descendentes que desenvolvemos a arte de resistir e persistir ás investidas de um inimigo que se fortalece a cada dia que passa. Parabéns a nós todos e todas que exteriorizamos o dom de transgredir e desobedecer”.

Axé.

Ricardo Andrade
Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.