
Lauro de Freitas estará presente na 11ª Edição do Alaiandê Xirê que acontecerá no Terreiro do Pilão de Prata na Boca do Rio. O Ilê Axé Opô Ajá Omim e o Ilê Axé Oyá Alafumbi já confirmaram presença. Outros terreiros devem confirmar presença até o final da semana.
O Alaiandê Xirê será realizado de 27 a 30 de novembro. Para adquirir o convite dirija-se a sede da Federação nacional do Culto Afro (Fenacab) ou ao Departamento da promoção da Igualdade Racial (Dpir).
Maiores informações:
71- 8725-2639
Ricardo Andrade - Produção
O que é o Alaindê
Do original, ioruba, Alaiandê, significa o Mestre Tocador. Xirê, de siré, (idem) quer dizer festa, celebração; encontro festivo. O ALAIANDÊ XIRÊ é a Festa dos Mestres Tocadores dos ritmos africanos, afro-brasileiros e afros-descendentes, ligados às religiões primordiais e de matrizes africanas. O ALAIANDÊ XIRÊ permite o entrosamento de músicos especializados nas diversas nações culturais procedentes da África na diáspora brasileira, que vêm contribuindo na formação de nossa Música Popular, conforme conhecemos hoje. Estes músicos denominam-se alabês, na tradição Ketu/nagô (ioruba); Xicarangomas, de origem Angola-Congo e os Runtós, procedentes do Jeje: Mahi e Mina. Segundo a Mitologia da Religião dos Orixás, Xangô é o mestre tocador; o maior dentre todos os tocadores e dançarinos de batá: um toque ritual, em Sua homenagem. Portanto, costuma-se dizer: ALAIANDÊ É XANGÔ. Realizado há dez anos pela equipe ALAIANDÊ do Ilê Axé Opô Afonjá - uma das mais tradicionais Casas de Culto aos Orixás do Brasil, o ALAIANDÊ XIRÊ - Festival Internacional de Alabês, Xicarangomas e Runtós reúne os melhores músicos sacerdotes: cantores e tocadores de atabaques da Bahia, do Brasil e, também, de diferentes regiões do exterior. As exibições de alguns virtuoses do universo cultural dos Orixás, Voduns e Inquices atraem centenas de pessoas de múltiplos interesses que vêm participar do ALAIANDÊ XIRÊ - já reconhecido e sedimentado nesta cidade do Salvador, no Brasil e alguns paises da diáspora africana. A partir desta 9ª edição o ALAIANDÊ caminhará pelos diferentes terreiros de candomblé em prol da paz e união. O ALAIANDÊ 2008 - será realizado de 27 a 30 de novembro, no TERREIRO PILÃO DE PRATA, na BOCA DO RIO.
AXÉ, AUETO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.