sábado, junho 6

Jambeiro, um paraíso ambiental não reconhecido


Engana-se quem pensa que é só no litoral que está concentrado as belezas naturais e o potencial turístico de Lauro de Freias, pois é na região interiorana do Jambeiro, fronteira com o município de Camaçari que encontramos as mais belas paisagens desse município.

Quando represado na década de 1950, o Rio Joanes criou naquela região um ambiente propício ao desenvolvimento da flora e fauna local. Em 05 de junho de 1999, através do decreto 7596/1999, toda aquela região se transformou em Área de Proteção Ambiental (APA – Joanes Ipitanga), que garante uma área de 200 metros de proteção rigorosa. A represa do Joanes fornece água para o abastecimento de Salvador e região metropolitana.
Alí perto, encontramos também, o único remanescente da mata atlântica do município, onde vivem espécies ameaçadas de extinção como o ouriço cacheiro (porco espinho), tamanduá e a preguiça de coleira entre outros.

O ex-secretário de meio ambiente de Lauro de Freitas, Márcio Crusoé, durante sua gestão desenvolveu uma importante campanha de conscientização junto à comunidade que margeia a represa, fez o replantio da vegetação nativa ao longo do Rio Joanes e seus afluentes assim como do rio Jaíba e manteve um rigoroso monitoramento das águas.

Em entrevista, Crusoé disse que travou uma importante luta junto a EMBASA no sentido de convencer a estatal de que é necessário garantir uma vasão mínima da represa, que atualmente adota o sistema de vasão por nível. Segundo ele, a permanência do curso contínuo do rio, mesmo que numa pequena escala, garantirá a preservação daquele lugar e pode inclusive fomentar atividades econômicas sustáveis como a pesca e o turismo ambiental.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.