quarta-feira, junho 10

Policial acusado de agressão a adolescentes negros, nos Estados Unidos, pede demissão



O policial envolvido no caso de agressão a adolescentes negros em McKinney, no TexasEstados Unidos, pediu demissão após aparecer em um vídeo que mostra a violência usada na ação, segundo o tablóide inglês "Metro". O porta-voz do Departamento de Polícia de McKinney, o oficial Greg Conley, afirmou, nesta terça-feira, que o policial David Eric Casebolt estava “fora do controle” e que suas ações são “indefensáveis”.

No vídeo, é possível ver a forma que o oficial aborda um grupo de jovens negros, com truculência, e o momento que ele saca e aponta uma arma contra adolescentes desarmados. É possível ouvir alguns meninos apelando ao policial, falando “Senhor, nós só estamos aqui para uma festa de aniversário, por favor”.
Casebolt foi realocado em serviços administrativos após o vídeo das agressões ser publicado na rede. Conley disse que “nossos policiais, nosso treinamento e nossas práticas não aceitam esse tipo de atitude”.

A ação do policial está sob investigação e ainda não foi decidido se será feito algum registro contra o oficial envolvido nas agressões. As acusações de interferência no trabalho policial e tentativa de fuga feitas contra o único preso na sexta-feira foram retiradas, segundo o porta-voz.

Após incidente, moradores protestam
No início da semana, centenas de pessoas foram às ruas de McKinney expressando revolta contra a ação policial na abordagem aos adolescentes. Com cartazes escritos “no justice, no peace” (“Sem justiça, sem paz”) e com referências às ações da Ku Klux Klan (KKK), manifestantes lembraram outros casos de violência policial contra jovens negros, como a morte de Michael Brown, em agosto de 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve e responsável. Não toleraremos ofensas nem agressões a terceiros.